Porque isso acontece?
Essa descoberta foi importante porque até então se imaginava que somente animais dotados de lóbulos cerebrais frontais - como o homem e o chimpanzé - tinham a capacidade de se reconhecer. A pesquisa com os golfinhos derrubou a teoria e lançou a hipótese de que essa característica pode estar relacionada a outros aspectos, como o tamanho do cérebro e a capacidade de aprendizado de cada espécie.
Reações opostas
Duas experiências revelam bichos que se identificam e que se assustam com o reflexo
Os golfinhos espertos...
Uma experiência realizada com golfinhos nos Estados Unidos, em 2001, teve um resultado surpreendente. Os zoólogos americanos Diane Reiss e Lori Marino colocaram espelhos dentro de um aquário onde havia alguns golfinhos e observaram a reação deles. Depois, fizeram marcas de tinta em partes do corpo dos animais que só poderiam ser vistas com a ajuda dos espelhos. Os golfinhos mostraram que reconheceram sua própria imagem ao usar os reflexos para identificar a novidade em seus corpos.
... E Os micos ameaçados
Também em 2001, no zoológico de São Paulo, foi feito um teste na gaiola onde vivem os micos-leões, com a colocação de um grande espelho no local. Caso os animais se reconhecessem, ficariam observando as partes do próprio corpo, como fazem os humanos. "Mas na verdade o espelho causou a maior comoção. Os animais reagiram eriçando o pêlo, gritando, correndo para o fundo do viveiro, como se estivessem diante de uma invasão de animais estranhos", diz o psicólogo César Ades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário